O que fazer com os pontos do Programa Amigo Avianca?

  • programas
programa amigo avianca

Compartilhar é se importar!

A venda dos ativos da Avianca Brasil estava prevista para terminar em 30 de julho deste ano. A companhia aérea estava em recuperação judicial desde 24 de maio, e suas atividades estavam suspensas por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Contudo, falando de programas de fidelidade, a Avianca tem mais de quatro milhões de consumidores cadastrados em seu programa de milhagem, o Amigo. Estes usuários temem perder a pontuação acumulada em caso de encerramento das atividades da companhia.

1. Recuperação judicial da Avianca Brasil

Recuperação judicial da Avianca Brasil

A Avianca Brasil entrou em recuperação judicial em dezembro de 2018, e sua dívida estava na casa de R$ 2,7 bilhões (74%, em torno de R$ 2 bilhões, em mãos da Elliott Management).

Esta recuperação encaminhou-se para um leilão, que ocorreu dia 10 de julho deste ano. No qual, os ativos arrolados, foram divididos em sete partes. Uma delas era o programa Amigo e as demais eram aviões e slots (UPIs). Entretanto, de acordo com os lances, somente as UPIs A e B, com maior volume de slots, foram arrematadas. Sendo assim, o programa de milhas Amigo não recebeu nenhum lance.

Então, para quem ainda mantinha algum saldo de pontos no programa, as notícias não são nada animadoras. A chance de reaver algum valor financeiro referente a estes pontos ficou extremamente crítica, uma vez que quem é responsável pelo seu saldo continua com uma dívida bilionária e em recuperação judicial. Logo, continuamos em uma incógnita sobre o que acontecerá com os pontos acumulados.

2. Como funcionava o Programa Amigo Avianca?

avião avianca

O programa era muito simples, bastava realizar o cadastro no site que o usuário começava a acumular ponto, ou bastava informar o seu número Amigo, toda vez que fizesse uma reserva na Avianca Brasil ou em qualquer companhia da Star Alliance.

O programa Amigo Avianca, disponibilizava opções de mais de 1300 destinos diferentes, dentro e fora do país, e o responsável por toda essa malha aérea era Star Alliance.

Veja como funciona o programa de fidelidade da Latam – Multiplus Fidelidade.
Conheça o Clube Smiles, o programa de benefícios da Gol.

2.1 Grupo Star Alliance

Star Alliance é uma aliança de companhias aéreas global, com sede em Frankfurt na Alemanha. Foi estabelecida em 1997 para “melhor atender as necessidades dos viajantes internacionais frequentes” e hoje é a maior aliança global do mundo.

Hoje, as companhias aéreas associadas da Star Alliance são: Adria Airways, Aegean Airlines, Air Canada, Air China, Air India, Air New Zealand, ANA, Asiana Airlines, Austrian, Avianca, Avianca Brasil, Brussels Airlines, Copa Airlines, Croatia Airlines, EGYPTAIR, Ethiopian Airlines, EVA Air, a LOT Polish Airlines, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Shenzhen Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, SWISS, TAP Air Portugal, a THAI, a Turkish Airlines e a United.  Além disso, voos de conexão são oferecidos pela companhia parceira, Juneyao Airlines.

Todavia, no último dia 19, a Star Alliance informou que a Avianca Brasil deixará formalmente a aliança, a partir de 1º de setembro. Com isso, a rede global não terá mais empresas brasileiras entre seus integrantes.

2.2 Star Alliance x Programa Amigo Avianca

De acordo com especialistas do mercado, a Star Alliance não é obrigada absorver os pontos dos clientes do Programa Amigo Avianca. Mas, pensando pelo lado estratégico, há possibilidades que o grupo aceite, pois as pontuações são financeiramente interessantes para as companhias aéreas. Na pior das hipóteses, os clientes da poderiam tentar o ressarcimento, já que pagaram por essas milhas, mesmo que indiretamente.

3. Conclusão

Se o Programa Amigo Avianca não for arrematado ou comprado por alguma empresa, os consumidores devem buscar seus direitos, ou com a própria companhia aérea, ou junto aos órgãos de defesa do consumidor e até judicialmente por meio “de ação de obrigação de fazer” ou “indenização pelos prejuízos comprovados”. Vamos ver o que nos aguarda!

Curta, comente e compartilhe os nossos conteúdos nas redes sociais e não deixe de seguir a gente tanto no Facebook quanto no Twitter para ficar de olho nas nossas notícias e novidades!

Achou esta postagem sobre vantagens interessante? Não deixe de assinar a nossa newsletter para receber o melhor conteúdo!

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta